Por Cláudia Pereira //
O Canal Showtime resolveu nos presentear com uma das séries mais consistentes de toda a temporada 2011/2012.
Só o fato de ter Claire Danes como a protagonista já diz muita coisa. A moça tem provado seu valor nos dando interpretações dignas de prêmios.
Outro detalhe importante é que os produtores são os mesmos do aclamado 24 Horas, mas aqui não temos ninguém correndo feito louco para salvar o mundo. O ritmo é contido e o espectador não é confrontado com nenhuma bomba a cada episódio.
O tema fala de ameaças à nação americana e a paranóia que tomou conta das autoridades desde o 11 de setembro.
Carrie Mathison (Claire Danes) é uma agente da CIA que trabalhou no Oriente Médio. Seus métodos nada convencionais lhe renderam uma suspensão que culminou num trabalho burocrático. Perspicaz e competente, Carrie se sente culpada por não ter conseguido prever o ataque fatal.
Nicholas Brody (Damian Lewis) é um oficial do exercito dado como desaparecido há oito anos. Surpreendentemente, ele é resgatado com vida do cativeiro e vira um herói nacional .
Ao retornar pra casa, Nicholas encontra sua família perdida em meio à enorme surpresa. Sua esposa Jessica (Morena Baccarin) leva uma vida difícil ao lado dos dois filhos e quer se adaptar novamente ao casamento. Sofrendo os traumas das torturas sofridas, Nicholas busca reencontrar o conforto de um lar desestruturado emocionalmente.
Apesar de todas as dificuldades de adaptação, o vice presidente quer que ele seja o símbolo do anti terrorismo e pretende colocá-lo de volta ao trabalho o quanto antes.
Todos acreditam que Brody seja digno das honrarias governamentais e que de fato tenha sobrevivido sem nenhuma seqüela.
O problema é que Carrie não engole a história. Pra ela tem algo estranho no fato dele ter sido poupado pelos supostos assassinos. Carrie resolve investigar por conta própria e inicia uma cruzada para provar que o suposto sobrevivente se converteu e está prestes a iniciar uma nova onda de ataques à nação.
Saul Berenson (Mandy Patinkin) é o único amigo e antigo professor da agente que sente haver algum fundamento na suspeita da ex-aluna. Através dele, ela terá acesso a vigilância 24 horas em cima de Nicholas e poderá ou não confirmar as temidas suspeitas.
Homeland consegue prender a atenção do início ao fim, jamais perdendo o ritmo de suspense investigativo. A série apresenta um enredo muito interessante que vai aos poucos costurando uma narrativa densa.
Damian Lewis está fantástico como o enigmático Brody. Sua interpretação está a altura do ótimo elenco e consegue tornar seu personagem muito ambíguo em todas as emoções.
Grande promessa da temporada, Homeland vem com o selo de garantia do Showtime e ainda não tem data prevista de estréia no Brasil.
ConversãoConversão EmoticonEmoticon