A outra face de Agatha Christie



Agatha Christie escreveu muito mais do que só literatura policial: a escritora já publicou seis romances, dois livros de poesias, um livro infantil, duas autobiografias, e já foi dramaturga.

Além de sua peça The Mousetrap ("A Ratoeira"), que é a peça há mais tempo em cartaz no mundo, a autora também emplacou a peça Witness for the Prosecution ("Testemunha de Acusação"). Embora não tenha tido tanto sucesso como "A Ratoeira", ambas as peças ainda podem ser vistas, desde os grandes teatros de Londres, até às escolas secundárias dos Estados Unidos, e até mesmo Ten Little Niggers, ganhou sua versão teatral sob o título de Ten Little Indians.

Já nos livros, Agatha não se limitou aos romances policiais, sua primeira autobiografia, Christie's An Autobiography, onde dá detalhes sobre sua vida profissional e pessoal até 1965, recebeu muitos elogios da crítica, quando publicado, em 1977.

Em 1999 (23 anos após a morte da autora) foi publicado 'Come, Tell Me How You Live', onde Agatha conta como conheceu Max Mallowan, seu segundo marido, no Oriente Médio.

Embora poucos o saibam, Agatha já foi também poeta: em 1924 publicou sua primeira coleção de poemas, The Road of Dreams, remontando a adolescência da autora e a Primeira Guerra Mundial. O livro também possui histórias de um personagem chamado Harlequin, que segundo Agatha é o verdadeiro, Harley Quin (do livro The Mysterious Mr. Quin); dois poemas, Elizabeth of England e The Ballad of the Flint, falam sobre deuses nórdicos; em 1973 veio a segunda coletânea, porém com o mesmo título, que tinha na primeira parte os poemas publicados em 1924, e na segunda, 27 poemas inéditos, sobre a infância perdida, lugares visitados pela autora e experiências que teve em suas diversas viagens.

Como Mary Westmacott, publicou seis romances não-policiais, o primeiro em 1930, e o último em 1956. Certa vez, Agatha disse que seus romances eram uma forma de se expressar, o que não poderia fazer em suas histórias policiais.

Agatha escreveu ainda um livro infantil, de cunho religioso, 'Star Over Bethlehem'. O livro possui seis histórias e cinco poemas, acompanhados de ilustrações, três das histórias se passam nos tempos modernos, e as outras três, contam sobre as viagens de Maria e José, a visita dos Reis Magos, e até mesmo o encontro de Jesus com o Apóstolo João, após a ressurreição de Cristo. 43

Teatro

De todas as peças de teatro sobre livros de Agatha, apenas três não foram adaptadas pela própria autora. Foram elas Alibi, Peril at End House e Murder at the Vicarage; a primeira foi um adaptação de The Murder of Roger Ackroyd, foi encenada pela primeira vez em 1928, com direção de Sir Gerald du Marier, tendo Charles Laughton como Poirot. Agatha, não aprovando a peça, resolveu a partir de então escrever suas próprias peças de teatro.



A primeira escrita pela própria Agatha foi Black Coffee, em 1930. Fez tanto sucesso que no ano seguinte foi adaptada para o cinema, com Austin Trevor interpretando Poirot, porém sem o tradicional bigode do detetive (Trevor, já havia interpretado Poirot na versão cinematográfica de Alibi). Depois disso, em 1940, Arthur Ridley adaptou Peril at End House para o teatro, com Francis L. Sullivan como Poirot. E em 1949, The Murder at the Vicarage (adaptação do romance homônimo), entrou em cartaz no Playhouse Theatre.

Alguns anos depois, entrou em cartaz Love from a Stranger, baseado no conto Cottage Philomel, da coletânea The Listerdale Mystery (O Mistério de Listerdale, em Portugal), a peça se tornou filme no ano seguinte ao seu lançamento com Basil Rathbone como protagonista, foi o primeiro filme sobre uma obra de Agatha, a ser inteiramente produzido na Inglaterra, em 1943, Ten Little Niggers ganha a versão teatral, porém com um final diferente do livro, nos EUA a peça teve o nome alterado para Ten Little Indians,41 42 para Agatha era um exagero dizer que o título (por conter o termo Nigger, forma chula de se referir aos negros em inglês) fosse preconceituoso, já que se referia a uma canção de ninar que existia na cultura inglesa já há mais de 100 anos.

Murder on the Nile, estreou no Ambassadors Theatre em 1949, nos Estados Unidos a peça também teve o título alterado para Hidden Horizon, em 1951, estreou a peça The Hollow, que, ao contrário do romance original, não era protagonizado por Hercule Poirot, uma vez que Agatha dizia ter estragado o romance com a presença de Poirot, e que não cometeria o mesmo erro na peça44 Em 1952, a obra-prima de Agatha no teatro, The Mousetrap (A Ratoeira) estreou no Ambassadors Theatre, e foi transferida em 1974 para o St. Martin's Theatre, o título original era Three Blind Mice. "A Ratoeira" foi escrita a pedido da família real britânica, para homenagear o 80º aniversário da Rainha Mary, e foi transmitida ao vivo pela BBC, a peça foi adaptada para um pequeno livro, intitulado Three Blind Mice and Other Histories (A Ratoeira e Outras Historias, em Portugal), inicialmente publicado apenas nos EUA.



Durante toda a década de 1950, as obras de Agatha fizeram sucesso, Witness for the Prosecution, foi adaptado para o teatro 20 anos depois da obra original, ser publicada, e virou filme em 1958, com Charles Laughton como Poirot, em companhia a Marlene Dietrich e Tyrone Power, sendo de forma geral, um grande sucesso, tanto comercial quanto artístico. Spider's Web, peça original, estreou em 1954, com Margaret Lockwood, interpretando uma mulher que tenta descobrir quem é o responsável por um assassinato que ocorre na sala de sua casa, ao mesmo tempo que tenta ocultar o homicídio do restante das pessoas.

Já The Unexpected Guest (O Convidado Inesperado), estreou em 1958, foi um sucesso tão grande que fez o público esquecer o fiasco da peça anterior, Verdict, um dos poucos fracassos de Agatha no teatro. Tanto Spider's Web, quanto The Unexpected Guest e Black Coffee, foram transformados em livro por Charles Osborne.44 Já em 1960, estreou Go Back for Murder, baseada no livro Five Little Pigs, novamente Agatha preferiu tirar Poirot da peça, e em 1962, Rule of Three, uma peça dividida em três outras mini-peças de teatro, intituladas The Rats, The Patient e Afternoon at the Seaside.

O sucesso de Agatha no teatro foi tão grande que ela foi a única mulher em toda a história a ter três peças simultaneamente em cartaz no West End, de Londres.

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário