[RESENHA] O Fantasma de Canterville e outras histórias, de Oscar Wilde



Sinopse
A obra tem como objetivo criticar o patriotismo da sociedade. Para isso, Wilde usa a figura de um fantasma habilidoso que há mais de 300 anos habita o castelo dos Canterville, aterrorizando diversas gerações. Contudo, o fantasma vê as coisas mudarem quando uma nova família se muda para o castelo. Os americanos da família Otis não se sentem ameaçados por nenhum dos disfarces do fantasma que, por fim, acaba sendo caçado em vez de assustar.


Resenha
Por Juçara Menezes // 

Primeiro livro de Oscar Wilde que leio, o 'Fantasma de Canterville' é uma obra com vários contos do autor. A linguagem dele é fenomenal e todas as pequenas crônicas têm algo de magia e humor, além de sempre utilizar personagens não-humanos (uma ave e um monumento histórico, por exemplo).

O conto que dá título a obra fala sobre um fantasma tricentenário que passou sua vida atormentando pessoas inglesas em uma mansão aristocrática. Sua paz chega ao fim quando uma família americana se instala no local e ele simplesmente não consegue fazer o que mais sabe: assustar.

Irreverente e ao mesmo tempo perturbador (de tão engraçado que é), demorei pra começar a ler porque queria que fosse algo triunfal (rsrs), mas depois que iniciei, faltou tomar banho com ele para acabar.

A edição que eu tenho é de pocket e não custou mais de R$ 20. E tem aqui também para baixar, a quem interessar possa: O Fantasma de Canterville

Recomendadíssimo em qualquer estado de espírito
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário