Cresce fiscalização de barcos com destino a Parintins


Juçara Menezes - jornalismo@portalamazonia.com
MANAUS – O 47º Festival Folclórico de Parintins começa dia 29 de junho e segue até 1º de julho. Até lá, milhares de pessoas devem chegar à cidade em barcos que chegam a todo o momento à orla da Ilha Tupinambarana. O aumento na movimentação dessas viagens  fez com que órgãos da esfera federal e estadual aumentassem as fiscalizações nesta e na próxima semana. O objetivo é prevenir acidentes durante o trajeto.
Por toda manhã desta sexta-feira (22), a Agência Nacional em Vigilância Sanitária (Anvisa) realizou um trabalho de sensibilização junto aos proprietários das embarcações. Um material educativo, como panfletos e cartilhas, foi entregue nos barcos atracados nos portos de Manaus.
Barcos atracados na Manaus Moderna. Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia
Barcos atracados na Manaus Moderna. Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia
Na próxima semana, a Anvisa inicia as fiscalizações nos barcos em todos os Portos de Manaus. O coordenador do órgão no Amazonas, Jefferson Caldas, explica que as vistorias focam na manipulação de alimentos, água, material utilizado e técnicas de limpeza em geral, além do controle de vetores e de gerenciamento de resíduos.
“Queremos fiscalizar 80% dos barcos que saem de Manaus. Temos prioridades para as embarcações com tempo de viagem acima de 24 horas e com capacidade de mais de 100 passageiros. Os critérios são mais rigorosos devido às possibilidades de surtos de doenças”, explicou Caldas.
Vistoria em extintores
O Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) também realizou a fiscalização de embarcações, com destaque aos extintores de incêndio nos barcos atracados nos quatro Portos da capital amazonense (nos bairros Aparecida e São Raimundo, além do Roadway e da Manaus Moderna). A inspeção acontece até a próxima quarta-feira (27). Ao todo, quatro equipes farão vistorias em 480 embarcações, visando não apenas os veículos com destino à Ilha Tupinambarana, mas todos com saída de Manaus.
Nesta quinta-feira (21), o Ipem-AM autuou, no porto da Manaus Moderna, Centro da capital, uma embarcação que faz transporte de passageiros para o interior do Estado. No barco, a equipe de fiscais identificou que os seis extintores de incêndio estavam em condições precárias de uso: sem o selo do Inmetro, sem lacre de segurança e sem carga nos cilindros.
Acompanhe o Portal Amazônia no Twitter Facebook
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário