Dia dos Pais traz poucas expectativas para o Comércio de Manaus



Diante do desempenho pífio e frustrante no primeiro semestre, lojistas preferem frear estimativas para a data neste ano

MANAUS - Com a proximidade do mês de agosto, a movimentação do comércio local começa a aumentar. Há quem já se prepare para a chegada do Dia dos Pais, momento em que muitos consumidores aproveitam promoções e facilidades para comprar o presente ideal. Setor de vestuário, calçados, porta cédulas, joias e perfumes continuam na lista de itens mais procurados nesta época. De acordo com o estudo realizado pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresarias do Amazonas (IFPEAM), haverá um crescimento de 4% em 2012.
Para o economista Marcos Teixeira, o crédito afasta o consumidor das lojas. “Ele [o crédito] tem expandido de forma bem mais moderada que a esperada, em que pese a atuação mais agressiva dos bancos públicos”, explicou. O levantamento realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL-Manaus) indica que os manauaras pretendem gastar uma média de R$ 160 por presente.
O presidente da Associação Comercial do Amazonas (ACA), Ismael Bicharra, ressalta que a crise econômica enfrentada em todo o País afeta tanto o comércio quanto a indústria. Apesar da dificuldades para acesso a crédito e o endividamento da população, o representante está confiante. “Com o aporte tanto da restituição do Imposto de Renda (IR) quanto do adiantamento do 13º salário, a expectativa é que parte desse incentivo vá para o comércio”, disse. Neste mês, foram injetados mais de R$ 140 milhões na economia do Estado.
Indecisão
Na hora de escolher o que comprar, o estudo aponta que 5,8% da população ainda não tem certeza sobre por qual presente optar. Em relação a 2011, esse número cresceu de maneira surpreendente. “Ano passado, apenas 0,2% dos consumidores estavam indecisos nessa época do ano”, recordou o presidente da CDL-Manaus, Ralph Assayag.
Apenas das grandes promoções lançadas pelos grandes shoppings da capital, a intenção de compras no comércio formal do Centro ainda prevalece, com 44,7% das preferências. Dos entrevistados, apenas 29,8% pretendem buscar a melhor opção em shoppings e 19,6% afirmam que a compra será feita em comércios de bairro.
Variedades
Mas nem todos os Estados vivem essa realidade. No Rio de Janeiro, o Dia dos Pais – celebrado em 12 de agosto este ano – pode marcar a virada do varejo, que vem amargando fraco desempenho em função, principalmente, do endividamento do consumidor. Pesquisa Nacional realizada pelo Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) mostra que a inteção de compras das famílias chegou a 18,2% em junho – acima de 16,4% do mês anterior e dos 16,3% de junho de 2011. É o melhor resultado para mês da série histórica, iniciada em 2007.
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