Em ano eleitoral, população de Manaus desconhece função de vereador


Os eleitores têm 679 candidatos as 41 vagas na Câmara Municipal de Manaus nas eleições de outubro 

MANAUS – O ano de 2012 é de eleições municipais. Em outubro, os cidadãos a partir de 16 anos decidem os próximos prefeito e vereadores que governarão a cidade por quatro anos. Os manauaras têm nove opções de escolha para a prefeitura de Manaus e 679 candidatos as 41 vagas na Câmara Municipal. Mas você sabe qual a função deles?
portalamazonia.com ouviu mais de 30 pessoas, no Centro de Manaus e em um shopping da capital. A questão para todas elas foi: ‘você sabe o que faz um vereador?’. Grande parte dos entrevistados respondeu de forma negativa. Foi o caso do industriário Márcio Alencar e de Maria Lirene, de 36 anos, que disseram não saber se os parlamentares estão realizando seu papel.
Josimar Marcos Balieiro não soube responder sobre o trabalho realizado pela Câmara Municipal. “Talvez façam projetos para benefício público e aprovar leis”, assinalou o pai de família, dando a mesma resposta do técnico em manutenção, André Silveira. Este fez questão de dizer não ser fã de política.
Vereadores são responsáveis pela elaboração das leis municipais, como, por exemplo, a Lei Orgânica – uma espécie de “Constituição Municipal” -, com as diretrizes que devem ser seguidas pelos Poderes Executivo e Legislativo e também pelos moradores da cidade. As Câmaras de vereadores são, no Brasil, mais antigas até mesmo do que o Congresso e as Assembleias Legislativas.
Incertezas e críticas
Autônoma Diene Souza tem ponderou sobre o trabalho de vereador. Foto: Juçara Menezes/Portal Amazônia
Autônoma Diene Souza ponderou sobre o trabalho de vereador. Foto: Juçara Menezes/Portal Amazônia
Quando a reportagem abordou as pessoas com a pergunta sobre ‘o que faz um vereador’, até mesmo funcionários públicos ficaram na dúvida. A servidora Clene Moura, de 37 anos, disse não saber a função do legislador municipal e disse achar, “mas sem certeza”, que o prefeito “serve para organizar a cidade”.
Outros entrevistados, como Júlio César Rodrigues e Diene Souza, pensaram um pouco depois de questionados: ‘ouvir o povo’ e ‘ajudar a população especialmente nos bairros; respostas muito comuns entre outros entrevistados.
Há confusão também quanto à área de atuação do vereadores. “Eles têm que lutar pelo povo do Amazonas”, disse a autônoma Elizabeth Souza, de 42 anos.
‘Eles não fazem nada’
A parintinense Norma Correa, moradora de Manaus há 30 anos, foi mais ríspida quando questionada sobre a atuação dos vereadores. “Eles só fazem roubar o dinheiro da gente, mas não sei qual é sua função. Estou por fora de política e não sei em quem votar”, declarou. Da mesma forma, a autônoma Emanuele Ribeirão disse que “eles [os vereadores] só querem saber de dinheiro” e garante ser procurada somente em época de eleição.
Quem também reclama da atuação dos representantes é a professora aposentada Zeneide Maciel. Ela “desconfia” que o trabalho dos vereadores (de auxiliar a população) não acontece no bairro Jorge Teixeira, na zona Leste de Manaus, onde mora. Segundo ela, os políticos aparecem somente para querer votos, “depois somem e esquecem da gente”.
Jovens e primeiro voto
Jovens prometem cobrar atuação de políticos. Foto: Juçara Menezes/Portal Amazônia
Jovens prometem cobrar atuação de políticos. Foto: Juçara Menezes/Portal Amazônia
Pela primeira vez, os amigos Wiury Rodrigues, de 20 anos, e Nathan Farias, 18, irão escolher seus governantes. Apesar da inexperiência, ambos acertaram ao falar sobre as funções de prefeito e vereador. E ainda salientaram que irão cobrar mais ações dos políticos no próximo ano.
Para a vendedora Ramayane Queiroz, de 19 anos, as eleições de 2012 são o segundo pleito em que participa. “Mesmo sem a obrigatoriedade, achei necessária a minha participação. Por isso votei em 2010 para escolha de governador, senadores, deputados e presidente”, relembrou.
Pela Constituição Brasileira, a soberania popular será exercida pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos. O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de 18 anos, mas é facultativo para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os maiores de 16 e menores de 18 anos.
Acompanhe o Portal Amazônia no Twitter Facebook

Juçara Menezes - jornalismo@portalamazonia.com
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário