Manauaras dizem temer desabamentos de galerias após reabertura de Terminal



Primeiramente, a área foi interditada devido ao risco de desabamento das galerias. No entanto, novos laudos permitiram a abertura da área
MANAUS – Após meses de impasses sobre a reabertura do Terminal da Matriz de Manaus para a circulação de coletivos, a quinta-feira (09) amanheceu com outros veículos na área: os micro-ônibus. Apesar da Comissão para Revitalização do Centro de Manaus reiterar, até o mês passado, o fechamento do local como inevitável e irreversível, o prefeito Amazonino Mendes decretou o retorno do funcionamento da região central.
Os ônibus executivos voltaram a circular nesta quinta-feira pela área central de Manaus. Os veículos estavam proibidos de transitar no local desde o período da cheia do rio Negro. A autorização para a retorno partiu de uma liminar concedida pelo juiz da 7ª Vara Cível, Rosselberto Himenes, assinada na tarde de ontem (8) e entregue à Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU). O pedido de liberação foi feito à Justiça por 18 cooperativas, na tentativa de amenizar os prejuizos financeiros causados à categoria.
População dividida sobre reabertura do Terminal de ônibus
Marlene Santos teme por problemas no Terminal. Foto: Juçara Menezes/Portal Amazônia
Marlene Santos teme por problemas no Terminal. Foto: Juçara Menezes/Portal Amazônia
A volta da circulação de veículos na área – entre a rua Tamandaré até a Avenida 7 de setembro (por acesso à Rua Floriano Peixoto) e parte da Avenida Eduardo Ribeiro – divide a opinião de quem utiliza o Terminal de ônibus. A permissionária Suyan Lima falou ao portalamazonia.com que prefere não pensar no possível perigo de desabamento no local. “A passagem dos coletivos está ótima porque ganhamos nosso sustento com a circulação das pessoas”, relembrou.
A dona de casa Marlene Santos Coelho disse não sentir-se segura na área, mas a necessidade de passar pelo local – com o objetivo de pegar um segundo ônibus coletivo – é maior que o medo de acidentes.  O excesso de coletivos por cima da ausência de asfalto e grandes buracos em parte do Terminal também são um agravante para o estudante de sistemas de informação, Aldízio de Souza.
A Prefeitura havia anunciado a interdição total e definitiva do Terminal da Matriz no início de junho, alegando possíveis problemas à população. Na ocasião, o presidente do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), Walter Cruz, afirmou que ‘caso o terminal volte a funcionar sem o devido restauro, haverá riscos à segurança pública’. Ele falou de um ônibus Executivo que caiu em uma vala, o mal cheiro advindo das águas e os acidentes ocorridos com quatro cidadãos. Um projeto de reurbanização e revitalização do local chegou a ser anunciado.
O titular da CPRM, Marcos Oliveira, disse ao portalamazonia.com que ainda não há como saber dos reais riscos no local. “Não descartamos nem afirmamos que as galerias – passagens subterrâneas encontradas no Centro de Manaus – irão desabar e, em consequência, haverá acidentes. É preciso entrar no subterrâneo para uma real avaliação. E isso só pode acontecer depois do rio Negro secar dois metros”, explicou. As águas na área central já desceram 57 cm, somente no mês de agosto.
Os novos laudos da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), no entanto, mudaram os planos. “As galerias que preocupavam a pasta naquela área do Centro estão localizadas em outras partes. Não são as área do Terminal da Matriz, portanto é seguro em liberar as vias daquela localidade”, declarou o titular da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Wesley Aguiar.
Acompanhe o Portal Amazônia no Twitter Facebook
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário