O mito Marilyn Monroe


Completamente e descaradamente copiado do Blog Coisas afins


"If you can make a girl laugh, you can make her do anything"  


      Existem pessoas que não morrem. Tornam-se mitos e permanecem vivos em nosso imaginário. Não as vemos mais em carne, osso e sorriso, mas em espírito, em aura. Sua essência continua viva na memória, nos filmes, nas roupas, nos documentários, e na infinidade de produtos que são estampados com sua imagem. Podemos afirmar que Marilyn Monroe situa-se nessa categoria. A mulher loira, do olho pequeno, da boca sensual, do vestido branco esvoaçante, morreu sozinha no seu quarto, mas ao morrer, devido à imagem que construiu em vida e de sua biografia, nasceu para a eternidade, mas agora, não mais como uma mulher exuberante e ícone da sensualidade nas telas do cinema, mas como um mito. Marilyn morreu, mas ainda vive entre nós. Até mesmo aqueles que nasceram posteriormente ao ano de sua morte, 1962, sabem quem ela foi, e por que sua imagem ainda serve de inspiração tanto para mulheres quanto para homens. Marilyn Monroe vive no nosso imaginário, pois por meio da morte, consolidou-se como mito, um mito cinematográfico. 
     No dia 01 de junho de 1926, na cidade de Los Angeles, nascia uma menina chamada Norma Jeane Mortensen. Norma passou grande parte de sua infância vivendo em orfanatos, e aos 16 anos, casa-se com James Dougherty. Em 1945, foi descoberta pelo fotógrafo David Conover, quando este fotografava mulheres que haviam trabalhado na 2ª Guerra Mundial. Já em 1946, tornou-se a loira sensual que seria eternamente lembrada, esquecendo Norma Jeane e tornando-se Marilyn Monroe, uma “das mulheres mais famosas e controvertidas do século” XX. Após seu divórcio com James, casou-se mais duas vezes: com o dramaturgo Arthur Miller e com o ex-jogador de beisebol Joe Di Maggio. Porém, o “suposto” romance com John Kennedy, então presidente dos Estados Unidos, foi o mais famoso e especulado envolvimento amoroso que a atriz teve. O “Parabéns a você” cantado para o presidente, no dia 19 de maio de 1962, foi um dos pontos altos da biografia de Marilyn.

                                       

Com pequenas participações, atuou em filmes como "O Segredo das Jóias" (1950), "A Malvada" (1950) e "Torrentes de Paixão" (1953), mas foi através do filme "Só a Mulher Peca" (1952) que Marilyn despontou para o sucesso. Já como uma atriz consagrada de Hollywood, atuou nos filmes "Os Homens Preferem as Louras" (1953), "O Pecado Mora ao Lado" (1955) e "Quanto Mais Quente Melhor" (1959), sendo que, com a sua atuação neste, conquista o Globo de Ouro.


A malvada (1950)


Torrente de Paixão (1953)


O pecado mora ao lado (1955)


O príncipe encantado (1957)


Os Desajustados (1961)
Porém, foi no filme “O pecado mora ao lado” que Marilyn Monroe protagonizou uma das cenas mais épicas e famosas do cinema.  A cena mostra Marilyn, que tem seu vestido branco levantado, devido à brisa que emerge do metrô.


O vestido icônico assinado pelo estilista William Travilla, usado por Marilyn Monroe para a referida cena é o vestido mais caro da história, sendo vendido no dia 18 de junho de 2011 por US$4,6 milhões, em um leilão. O artista Seward Johnson confeccionou uma estátua, inspirado na cena de Marilyn Monroe, batizada como “Forever Marilyn”. Antes de ser desmontada, a peça de 8 metros de altura e com 17 toneladas, estava em exposição na cidade de Chicago, durante dez meses.


A estrela se suicida em um domingo, no dia 05 de agosto de 1962, sendo localizada nua na cama de seu quarto, com overdose de barbitúrico, substância encontrada em soníferos. Há uma questão que envolve a morte de Marilyn Monroe, pois há indícios, para algumas pessoas, de que a atriz não cometeu, mas foi assassinada. Isso ocorre porque Marilyn não ingeriu as cápsulas de barbitúrico via oral, ou por injeções. A substância que matou a atriz foi introduzida em seu corpo via reto. O doutor Abrams, sobre o caso, afirmou: “Nunca vi nada parecido numa autópsia. Havia algo incrível acontecendo no cólon dessa mulher. E quanto à possibilidade de suicídio, não posso imaginar uma paciente aplicando em si mesma uma dose fatal de barbitúrico, ou mesmo uma dose sedativa, dando-se ao trabalho de preparar e administrar a solução!” (SPOTO, 1993, p. 468-469). Speriglio, (1987, p. 15) também acredita que a atriz foi assassinada, por afirma: “Marilyn Monroe não se matou. Foi morta”. Apesar dos fatos, a versão oficial da morte de Marilyn Monroe foi suicídio.   
Marilyn Monroe faleceu aos 36 anos, deixando mais de 30 participações em filmes e um inacabado, Something´s Got to Give. Através de sua morte, mata também o star system, que se trata de um sistema que constrói uma imagem de que as estrelas vivem num conto de fadas, num mundo perfeito em que não existam problemas, tristezas, nem pessoas feias. A morte de Marilyn Monroe é a desmitificação natural de que não existe estrela-modelo, ao mesmo tempo em que mitificou a própria Marilyn. Esta, então, consagra-se como a última estrela do passado, e a primeira estrela sem star system. Marilyn morreu “em pleno sucesso social, mas em pleno fracasso no viver”, observou Morin (1989, p. 133).


Marilyn, a inspiração


      Neste post, é impossível citarmos todas as obras, produções, músicas, filmes, pessoas e demais conteúdos que tenham sido inspirados em Marilyn Monroe. Sua imagem é visualizada em locais que vão desde tatuagens, até bolsas e camisetas. Seu cabelo, seus trejeitos e seu traje, são copiados até os dias de hoje. Ela inspirou escritores, músicos e artistas como Madonna, Elton John, Lady Gaga, Joyce Carol Oates e Andy Warhol.
   As estrelas são deuses, heróis, mitos, mas também são mercadorias, símbolos do capitalismo e destinada ao consumo das massas, diz Morin (1989). E essa mercantilização está assegurada pelos maiores disseminadores do mundo moderno: a imprensa, o rádio e o filme. A partir disso, recordamo-nos que Marilyn Monroe foi fonte de inspiração para a crítica a essa mercantilização das estrelas, feitas por Andy Warhol, através de seus quadros, principalmente o seu quadro da atriz. Nele, podemos observar que a estrela foi reproduzida sucessivamente, referindo-se a reprodução de sua imagem, afins econômicos, e oferecidos à grande massa. Analisamos a crítica, também pelo fato de Andy ter adicionado Marilyn aos seus quadros, pois estes retratam principalmente artigos de consumo, como as sopas Campbell's, o Mickey e a Coca-cola    



     Inspirado em Andy, o artista Lobo também reproduz a imagem, em Pop Art, de ícones  e mitos consagrados da cultura pop muldial. Obviamente, Marilyn está entre elas. 

“Comecei a fazer quadros de uma maneira inusitada. Eu alugava uma casa com um grupo de amigos para passar os finais de semana. Numa viagem, resolvi pintar o rosto de cada um do grupo em pedaços de madeira. Não sabia que fazendo ali algo próximo da linguagem da Pop Art. Quando fui estudar o assunto, comecei a descobrir que tinha influência de muitos artistas dessa área e passei assim a investir mais”, diz Lobo.




     Podemos citar como exemplos mais recentes de inspirações musicais, a canção “Marilyn Monroe”, interpretada por Nicki Minaj. A letra da música fala: “Posso ser egoísta; Você é tão impaciente; Às vezes, sinto-me como a Marilyn Monroe; Sou insegura, sim, cometo erros; Às vezes, sinto-me como se estivesse no fim da estrada”; “É como se todas as coisas boas; Desmoronassem; Como Marilyn Monroe”, “É assim que Marilyn Monroe se sente?”. Percebemos que o início da letra utiliza a frase da própria atriz “Sou egoísta, impaciente e um pouco insegura. Cometo erros, sou um pouco fora do controle e às vezes difícil de lidar, mas se você não sabe lidar com o meu pior, então com certeza, você não merece o meu melhor!”. A frase seguinte faz alusão ao fim trágico de Marilyn, como se seu conto de fadas, suas coisas boas, desmoronassem. Já a última frase fala de Marilyn no presente “é assim que Marilyn Monroe se sente?”, como se ela ainda estivesse viva, e ainda pudesse sentir. A música, do ano de 2012, faz-nos perceber que os efeitos míticos da atriz ainda surtem efeitos na indústria fonográfica.



                                      


      Outro exemplo de inspiração atual esta relacionada aos cosméticos. A marca de cosméticos M.A.C. lançará em outubro de 2012 uma coleção de maquiagens coloridas inspiradas em Marilyn Monroe para celebrar os 50 anos de morte da atriz. Mesmo com o passar de 50 anos de sua morte, Marilyn ainda inspira a indústria da moda e da beleza.
        Aqui no Brasil, mais precisamente em São Paulo, realizou-se de 04 de março a 01 de abril de 2012, a exposição “Quero ser Marilyn Monroe”, “a maior e mais completa exposição que retrata o brilho ofuscante da atriz e sex symbol do cinema americano através da arte de Andy Warhol, Peter Blake, Henri Cartier-Bresson, Cecil Beaton, Ernst Haas e outros grandes artistas”. Através do circuito “Marilyn Monroe”, a exposição propunha ao visitante, viver como a atriz. A exposição mostrou 125 obras de arte da “musa dos grandes mestres da pintura e da fotografia”; obras e filmes da “sex symbol que virou ícone pop”. E ainda afirmava: “50 anos após a sua morte, o mito continua vivo”.
     A rede social Facebook mantém páginas sobre Marilyn Monroe, que são sempre fomentadas por diversas notícias e informações sobre a atriz. A página com maior evidência em números contabiliza 3.230.548 pessoas que a curtiram, e 164.116 de pessoas que a citam. Publicando vídeos, fotos, áudios, músicas e notícias, a página atualiza os fãs do mundo todo, sobre o que acontece com a sex symbol.


       A indústria cinematográfica também se alimentou do mito de Marilyn, sendo que, de atriz, ela passou a ser a personagem central da história. Entre os filmes que retrataram a vida da atriz, podemos citar “The Sex Symbol” (1974), “Os Amores de Marilyn” (1980), “A Verdadeira História de Marilyn Monroe” (1996), Blonde (2001). 

The Sex Symbol (1974)

Os Amores de Marilyn” (1980)

A Verdadeira História de Marilyn Monroe (1996)

       O mais atual, porém, é o filme “My WeekWith Marilyn” (A MinhaSemana com Marilyn), lançado em 09 de outubro de 2011. Michelle Williams interpretou uma Marilyn Monroe um tanto quanto perturbada. O enredo mostra a visão de Colin Clark, que trabalhava como assistente no set britânico de The Prince and the Showgirl. Marilyn Monroe e Arthur Miller também estão no Reino Unido, desfrutando de sua lua de mel. Quando Arthur Miller deixa o país, é Colin Clark quem acompanha Marilyn Monroe, durante uma semana. Um filme tão recente sobre Marilyn Monroe vem nos afirmar que a aura da sex symbol continua presente em nosso imaginário.



Frases de Marilyn

"Uma garota sábia beija mas não ama, escuta mas não acredita e parte antes de ser abandonada" 

"Mulheres comportadas, raramente fazem historia"

"Nao me alimento de 'quases', nao me contento com a metade! nunca serei sua meio amiga, ou seu meio amor.. é tudo ou nada"

"Sou egoísta, impaciente e um pouco insegura. Cometo erros, sou um pouco fora do controle e às vezes difícil de lidar, mas se você não sabe lidar com o meu pior, então com certeza, você não merece o meu melhor!"




Documentários e entrevista







Fotos














Referências 

ANTENAUOL. Marca de cosméticos lança linha em homenagem a Marilyn Monroe. Disponível em:
. Acesso em: 29 jun. 2012.  

CARASONLINE. Vestido de Marilyn sai por US$ 4,6 milhões. Disponível em: . Acesso em: 29 jun. 2012.  

FACEBOOK. Marilyn Monroe. Disponível em:
<https://www.facebook.com/MarilynMonroe>. Acesso em: 29 jun. 2012.  

FIZCAFE.COM.BR. História da Arte. Disponível em:

LEGROS, Patrick; MONNEYRON, Fréderic; RENARD, Jean Bruno; TACUSSEL, Patrick.Sociologia do Imaginário. Porto Alegre: Sulina, 2007.

MARILYNMONROE. MARILYN MONROE OFICIAL SITE. Disponível em: <http://marilynmonroe.com/>. Acesso em: 29 jun. 2012. 

MYWEEKWITHMARILYN. Disponível em: <http://myweekwithmarilynmovie.com/>.
Acesso em: 29 jun. 2012.  

MORIN, Edgar. O cinema ou o homem imaginário: ensaio de antropologia. Lisboa: Moraes Editores, 1970.

______. Estrelas: mito e sedução no cinema. Rio de Janeiro: José Olympio, 1989.

______. Amor, poesia, sabedoria. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.

______. A comunicação pelo meio (teoria complexa da comunicação). Revista Famecos – mídia, cultura e tecnologia, Porto Alegre, n. 20, p. 7-12, abr. 2003.

______. Para além do iluminismo. Revista Famecos – mídia, cultura e tecnologia, Porto Alegre, n. 26, p. 24-28, abr. 2005.

______. O método 3: o conhecimento do conhecimento. 3ª ed. Porto Alegre: Sulina, 2005.

______. O método 5: a humanidade da humanidade. 3ª ed. Porto Alegre: Sulina, 2005. 

______. As duas globalizações: complexidade e comunicação, uma pedagogia do presente. 3ª ed. Porto Alegre: Sulina, 2007. 

_____. EDGAR MORIN. Disponível em: <http://www.edgarmorin.org.br/>. Acessado em: 30.03.2012. 

SPERIGLIO, Milo. A conspiração Marilyn. Rio de Janeiro: Imago, 1987.

SPOTO, Donald. Marilyn Monroe: a biografia. Rio de Janeiro: Ediouro, 1993.

SUMMERS, Anthony. A deusa: as vidas secretas de Marilyn Monroe. São Paulo: Best Seller, 1987.  

TONON, Rafael. Quem matou Marilyn Monroe? Superinteressante. 2006. Disponível em:     . Acesso em: 10 jun. 2012.

UOLNOTICIAS. Mesmo desmontada, estátua de Marilyn Monroe é atração em Chicago. Disponível em: <http://noticias.uol.com.br/album/2012/05/08/estatua-de-marilyn-monroe-vira-atracao-em-chicago-mesmo-desmontada.htm#fotoNav=5>. Acesso em: 10 jun. 2012.

VOGUE. Vestido usado por Marilyn Monroe se torna o mais caro da história. Disponível em: <http://vogue.globo.com/moda/news/vestido-usado-por-marilyn-monroe-se-torna-o-mais-caro-da-historia/>. Acesso em: 29 jun. 2012.  

YOUTUBE. Happy Birthday Mr. President. Disponível em:
< http://youtu.be/k4SLSlSmW74>. Acesso em: 29 jun. 2012.  




Fontes consultadas

http://pensamentosfilmicos.blogspot.com.br/2011/11/marilyn-monroe.html
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário