O Diário Secreto de Anne Lister, by James Kent


Por Cláudia Pereira //

“O Diário Secreto de Anne Lister” foi realizado pelo Canal BBC que nos presenteia com mais uma produção de muito bom gosto.

A história é verídica. Anne Lister foi uma herdeira solteirona do século XIX assumidamente gay, que criou um diário codificado para expressar seus sentimentos mais secretos por outras mulheres. Dizem que o mesmo só foi decifrado nos meados do século XX por Helena Whitbread e publicado em dois volumes.

Todo esse mistério torna essa produção ainda mais interessante ao retratar uma mulher pioneira em todos os sentidos. Rica, intelectual e completamente assumida, Anne (Maxine Peake) coleciona conquistas femininas. Mas é por Mariana Belcombe (Anna Madeley) que nutre uma paixão quase obsessiva. As duas namoram às escondidas entre um piquenique e outro e fazem juras de amor eterno.

Mas, Mariana é prometida a um homem rico e Anna se desespera diante da impossibilidade de assumir plenamente seus sentimentos.

Para demonstrar todo o seu sofrimento, Lister começa a se vestir exclusivamente de negro e sua sexualidade se torna assunto principal entre a alta sociedade de Halifax. Tudo piora quando ela recusa o pedido de casamento de um proprietário de terras local que sonha em ter a propriedade de Lister agregada à sua.

Enquanto isso, Mariana retorna e implora para que Anne seja sua amante e faz promessas de um futuro divórcio.

Mas, as coisas não saem como planejado e logo Lister dará um ultimato à Mariana: ou assume o relacionamento ou está tudo acabado.

Retrato de Anne Lister, por Joshua Horner.


Toda esse drama romântico poderia ser considerado comum se não ocorresse numa época onde as mulheres não passavam de objetos de troca. Anne Lister é considerada por muitos como a o primeira lésbica moderna e tem a seu favor feitos memoráveis.

Foi a primeira mulher a ascender o Mont Perdu (nos Pirineus) e obteve sucesso como fidalga rural responsável pela renovação e paisagismo de Shibben Hall (Próximo a Halifax, Yorkshire).

Seu lado empreendedor foi notório assim como o apelido "Gentleman Jack" dado pelos moradores locais.

Suas relações amorosas foram intensas, chegando a celebrar um casamento com outra herdeira que virou notícia em tablóides.


Todos esses detalhes são retratados com extrema fidelidade e só aumentam o enorme valor do teledrama.

Ótimas interpretações conferem à produção uma autenticidade que supera todas as expectativas.

Bem dirigido e produzido, “O Diário Secreto de Anne Lister” é uma pequena obra prima que funciona perfeitamente.




Ficha Técnica:

Título Original: The Secret Diaries Of Miss Anne Lister
País de Origem: Reino Unido
Idioma: Inglês
Gênero: Drama
Direção: James Kent
Tempo de Duração: 90 minutos
Ano de Lançamento: 2010

Elenco: Maxine Peake, Anna Madeley, Susan Lynch, Christine Bottomley, Gemma Jones, Alan David .
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário