A Estrela Solitária brilhou... , por Cláudia Pereira



Por Cláudia Pereira // 

Me apaixonei pelo Botafogo no início da década de 90. Naquela época, aconteciam as reuniões na casa do seu Orlando, botafoguense , escorpiano,  profundo conhecedor de cerva e pai de um dos meus amigos mais queridos, Marcos. Os sábados eram regados à peixe na brasa, pimenta e farinha...e claro...a televisão ligada esperando pelos jogos do Glorioso.

Bem, confesso que este alvinegro no início não me causava grande emoção. O que me fazia feliz era a companhia dele, o homem espirituoso com uma resposta afiada na ponta da língua a qualquer que ousasse questionar seus motivos e desejos. Diziam que era meio rabugento, mas comigo sempre foi educado, afetuoso e paciente.

O tempo foi passando, as reuniões se tornaram mais frequentes e eu me via torcendo pelo time dele....dando abraços quando tudo saía bem no final...e ficando triste nas derrotas.

Pra completar, Cristovão, companheiro de farra e música, também se confessou botafoguense. Aí, já viu no que deu. Tanto um quanto o outro me falavam da beleza de torcer por um time tradicional, com uma história incrível, mas que amargava sucessivas derrotas e vexames.

Aos poucos,  sei lá como, me vi chorando no título de 1995 e foi então que me dei conta de que havia finalmente sido capturada.

Meu irmão acha graça do meu jeito meio torto de torcer, mas não pode  negar que encontrei o céu com o time alvinegro. Claro que ele não me dá muitas alegrias, mas não sou fanática ao ponto de achar que ele precisa ganhar todos os torneios. Não tenho ilusões do tipo "Melhor time do país...com maior torcida...." etc. Me alegro com essas pequenas alegrias de campeonato e procuro não levar tão a sério as derrotas.

E ontem, meu querido time,  fez a estrela brilhar...deixando sua fiel torcida feliz e esperançosa. Pode até não ganhar o campeonato carioca. Pode também não ser campeão brasileiro...Tanto faz,  gosto de acreditar que essas pequenas alegrias servem para coroar o céu de mais estrelas....tornando o símbolo menos solitário!

Seu Orlando faleceu há alguns anos. Deixou saudades....ótimas lembranças. Ontem eu me congratulei com ele em pensamento...dizendo "Ei, dessa vez conseguimos....".



Sem entender tanto de futebol....mas sabendo torcer...acordei com um sorriso no rosto...e vim cantarolando o belo hino do glorioso escrito por Lamartine Barbo.

Letra e Música de Lamartine Babo (baixe o Hino, na versão de Zeca Pagodinho)

  Botafogo, Botafogo,
  Campeão desde 1907
  Foste herói em cada jogo
  Botafogo
  Por isso que tu és
  E há de ser
  Nosso imenso prazer
  tradicões,
  Aos milhões tens também
  Tu és o glorioso
  Não podes perder,
  Perder prá ninguém
  Em outros esportes
  Tua vida está presente
  Honrando as cores
  Do Brasil e de nossa gente
  Na estrada dos louros
  um facho de luz
  Tua estrela solitária
  Te conduz
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário