Depois de horas (After hours)




Por Cláudia Pereira // Autora do Poltrona Cinemaníaca // 


Alguém duvida que Martin Scorsese é um gênio? Não foi preciso assistir O AVIADOR para se chegar à esta conclusão, e vou mais além, O AVIADOR não faz jus à lista de grandes filmes dele.

Táxi Driver. Touro Indomável. A Época da Inocência. Cassino. Os Bons Companheiros.....

Mas, o meu filme preferido de Scorsese não é nenhum desses que citei. Apesar de todos serem muito bons, nenhum deles se compara a DEPOIS DE HORAS (After Hours).

Dirigido pelo grande mestre em 1985 e com apenas 94 minutos de duração, DEPOIS DE HORAS é uma comédia sem grandes pretensões mas como toda obra de Scorsese acaba superando todas as expectativas. E a história começa sem grandes vôos de genialidade, mas lá pelo meio do filme...vc se pega roendo unhas.....se sentindo na pele do personagem principal e pedindo pelo amor de Deus que o dia amanheça!

O filme mostra algumas horas da noite na vida de Paul Hackett (Griffin Dunne), um cara simples, sem grandes atrativos, que trabalha como operador de computador numa empresa em Manhattan. Numa noite dessas, no fim do expediente, Paul resolve dar uma volta e se dirige a um restaurante onde conhece a atraente e boa de papo Marcy (Rosanna Arquette). Conversa vai , conversa vem, Paul acaba indo parar no apartamento da moça em Soho.

O que tinha tudo para ser um encontro agradável se torna num tormento para Paul, que se envolve no mundo conturbado da improvável paquera. Suicídio, gostos sexuais estranhos, ex-namorados ciumentos, uma saudosista dos anos 60 que se apaixona por ele....

Enfim, o atrapalhado protagonista se envolve em situações bizarras e cada vez mais sua noite se transforma num aterrorizante circo dos horrores.....

Talvez o enredo seja simples demais. Mas , pense bem, o que motiva Paul a aceitar o convite de Marcy? Ele queria algo diferente, queria sair um pouco do seu mundo monótono e chato de funcionário perfeito. Ironicamente, no fim da noite, tudo o que ele queria de volta era justamente isso, a segurança do seu lar!
Depois de Horas fala do estresse urbano de uma forma engraçada, mas nem por isso menos verdadeiro. É comum nos perguntarmos durante o filme inteiro: o que faríamos se estivéssemos no lugar de Paul?



Um show a parte é o elenco. Griffin Dunne prova novamente seu talento para interpretar personagens atrapalhados. A atuação lhe valeu uma indicação ao Globo de Ouro na categoria de Melhor Ator – Comédia/Musical. Mas, quem merece aplausos é Teri Garr, interpretando a maluca saudosista do anos 60 (Julie), que acaba roubando as cenas, nos fazendo dar gargalhadas com o seu visual e olhar psicótico.

Depois de Horas pode não fazer parte de nenhuma relação dos 100 mais filme da década, mas com certeza não deixa de ser um registro mais do que importante de um cineasta pouco dado a comédia!
E para terminar, o filme acabou premiado em CANNES. Martin Scorsese recebeu o prêmio de melhor diretor por ele.



Ficha Técnica:
Título Original: After Hours
Gênero: Comédia
Tempo de Duração: 94 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1985
Distribuição: Warner Bros. / Geffen Pictures
Direção: Martin Scorsese
Roteiro: Joseph Minion
Música: Howard Shore
Fotografia: Michael Ballhaus
Edição: Thelma Schoonmaker

Elenco:
Griffin Dunne (Paul Hackett)
Rosanna Arquette (Marcy Franklin)
Verna Bloom (June)
Tommy Chong (Pepe)
Linda Fiorentino (Kiki Bridges)
Teri Garr (Julie)
John Heard (Tom)
Cheech Marin (Neil)
Catherine O'Hara (Gail)
Dick Miller (Pete)
Will Patton (Horst)
Bronson Pinchot (Lloyd)
Robert Plunket
Martin Scorsese
Charles Scorsese
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário