Bruna Surfistinha, by Marcus Baldini

Por Cláudia Pereira //


Acho que não preciso me prolongar muito sobre o roteiro de “Bruna Surfistinha” . A história da personagem central há muito tempo já virou de conhecimento público. Quem não conhece a trajetória da prostituta mais famosa do Brasil? Não é a toa que o seu nome é um dos mais clicados no Google. Isso de certa forma, explica o estrondoso sucesso e do falatório que causou na época do seu lançamento.

Mas uma coisa eu preciso reconhecer. Apesar da enorme bilheteria e do assunto meio esgotado, não se pode tirar os méritos dessa produção bem feita e dirigida.

O primeiro filme de Marcus Baldini consegue retratar as idas e vindas de Bruna sem cair na apelação. Apesar de falar sobre sexo o tempo inteiro, em nenhum momento o filme descamba para a baixaria explicita.

Aliás, as cenas sexuais não chegam a causar nenhum grande desconforto devido a habilidade do diretor e a magnífica interpretação de Deborah Secco.

“Bruna Surfistinha” não teria a mesma carga dramática se não fosse por ela e pelo excelente elenco. De todos eu reverencio a presença importante de Drica Moraes em mais uma interpretação ofuscante em todos os sentidos.

Elenco afiado, direção segura, boa fotografia, dão ao filme uma posição privilegiada no cinema brasileiro.

O único porém acaba sendo a narração em off que insiste em manter o espectador atualizado. Não entendo essa necessidade de tornar os sentimentos dos personagens tão óbvios. Será que o público não tem inteligência suficiente para julgar e entender as motivações de Bruna sem a ajuda generosa do roteiro?

Apesar de algumas falhas a respeito das razões que motivaram a garota em sua escolha pelo trabalho sexual, não se pode negar as qualidades que fazem de “Bruna Surfistinha” uma produção extremamente digna de todos os aplausos recebidos.



Ficha Técnica
Título original: (Bruna Surfistinha)

Lançamento: 2011 (Brasil)

Direção: Marcus Baldini

Atores: Deborah Secco, Drica Moraes, Fabiula Nascimento, Cássio Gabus Mendes.

Duração: 109 min

Gênero: Drama

ano de lançamento: 2011

distribuidora: Imagem Filmes

roteiro: Antonia Pelegrinno, Homero Olivetto e José Carvalho, baseado em livro de Raquel Pacheco
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário