Comerciantes cobram ações em turismo e trânsito à Prefeitura de Manaus


Largo de São Sebastião, em Manaus. Foto: Juçara Menezes

MANAUS
– O empresariado da capital amazonense reuniu-se na tarde desta terça-feira (14) com o candidato à prefeitura de Manaus, Henrique Oliveira (PR). O prefeiturável ouviu as necessidades dos comerciantes associados à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-Manaus), na sede da instituição. Os temas turismo e trânsito foram os focos do encontro.

A revitalização do Centro da cidade é de vital importância para o comércio varejista, de acordo com o presidente da CDL, Ralph Assayag. As reformas são necessárias para que as pessoas voltem a morar ali e o local seja transformado em uma verdadeira ‘porta de entrada’ para o turismo de Manaus.
“Vamos apresentar a todos os convidados o cenário atual que pode ser melhorado. Além da questão residencial, também temos as vendas. O comércio em si representa 46% da arrecadação de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do Estado. É preciso melhorias neste setor tão importante para a economia”, reforçou Assayag.
O Henrique Oliveira disse entender a gravidade da situação e prometeu revitalizações, em especial do Centro histórico da cidade. Quanto ao Terminal da Matriz, o candidato comprometeu-se a reformas em todos os terminais de ônibus da capital: nestes locais, shoppings populares serão construídos. O objetivo é deixar os camelôs próximo ao público consumidor e ainda estar legalizado ante às obrigações empresariais.
Partes da via do Terminal estão em péssimas condições de trafegabilidade. A população de Manaus disse temer desabamentos de galerias após reabertura de Terminal. O candidato afirmou que, caso seja eleito, apresentará o projeto ‘buraco zero’ e garantiu que vai realizar ações para as melhorias nas calçadas em toda a cidade.
Sobre o quesito educação, Henrique falou sobre a proposta da criação da Escola Municipal de Turismo. “Quando implantada, todos os manauaras terão oportunidade de fazer cursos de inglês e espanhol. Vamos organizar a casa para receber os convidados para a Copa de 2014”, ressaltou. Os comerciantes presentes ao debate ressaltaram a necessidade de valorização do professor, especialmente no ensino básico.
O empresário Alan Bandeira acrescentou à discussão o problema da água. Segundo ele, é preciso um saneamento básico eficaz e uma maior conscientização ambiental para benefício deste quadro em Manaus. O candidato lembrou que há 400 mil pessoas na capital sem água encanada.
A reunião com o candidato foi a segunda de uma série de cinco que acontecerão ao todo, até o fim de agosto, com os assoaciados da CDL-Manaus. Na próxima quinta-feira (16), o convidado é o ex-prefeito de Manaus, Serafim Corrêa (PSD); enquanto no próximo dia 23 a convidada é Vanessa Grazziontin (PCdoB). O ex-senador Artur Neto (PSDB) é esperado no dia 30 de agosto.

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário