Largo de São Sebastião, em Manaus. Foto: Juçara Menezes
MANAUS– O empresariado da capital amazonense reuniu-se na tarde desta terça-feira (14) com o candidato à prefeitura de Manaus, Henrique Oliveira (PR). O prefeiturável ouviu as necessidades dos comerciantes associados à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-Manaus), na sede da instituição. Os temas turismo e trânsito foram os focos do encontro.
A revitalização do Centro da cidade é de vital importância para o comércio varejista, de acordo com o presidente da CDL, Ralph Assayag. As reformas são necessárias para que as pessoas voltem a morar ali e o local seja transformado em uma verdadeira ‘porta de entrada’ para o turismo de Manaus.
“Vamos apresentar a todos os convidados o cenário atual que pode ser melhorado. Além da questão residencial, também temos as vendas. O comércio em si representa 46% da arrecadação de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do Estado. É preciso melhorias neste setor tão importante para a economia”, reforçou Assayag.
O Henrique Oliveira disse entender a gravidade da situação e prometeu revitalizações, em especial do Centro histórico da cidade. Quanto ao Terminal da Matriz, o candidato comprometeu-se a reformas em todos os terminais de ônibus da capital: nestes locais, shoppings populares serão construídos. O objetivo é deixar os camelôs próximo ao público consumidor e ainda estar legalizado ante às obrigações empresariais.
Saiba mais
Vendas no Dia dos Pais decepcionam expectativa do varejo em Manaus
Manauaras dizem temer desabamentos de galerias após reabertura de Terminal
Vendas no Dia dos Pais decepcionam expectativa do varejo em Manaus
Manauaras dizem temer desabamentos de galerias após reabertura de Terminal
Partes da via do Terminal estão em péssimas condições de trafegabilidade. A população de Manaus disse temer desabamentos de galerias após reabertura de Terminal. O candidato afirmou que, caso seja eleito, apresentará o projeto ‘buraco zero’ e garantiu que vai realizar ações para as melhorias nas calçadas em toda a cidade.
Sobre o quesito educação, Henrique falou sobre a proposta da criação da Escola Municipal de Turismo. “Quando implantada, todos os manauaras terão oportunidade de fazer cursos de inglês e espanhol. Vamos organizar a casa para receber os convidados para a Copa de 2014”, ressaltou. Os comerciantes presentes ao debate ressaltaram a necessidade de valorização do professor, especialmente no ensino básico.
O empresário Alan Bandeira acrescentou à discussão o problema da água. Segundo ele, é preciso um saneamento básico eficaz e uma maior conscientização ambiental para benefício deste quadro em Manaus. O candidato lembrou que há 400 mil pessoas na capital sem água encanada.
A reunião com o candidato foi a segunda de uma série de cinco que acontecerão ao todo, até o fim de agosto, com os assoaciados da CDL-Manaus. Na próxima quinta-feira (16), o convidado é o ex-prefeito de Manaus, Serafim Corrêa (PSD); enquanto no próximo dia 23 a convidada é Vanessa Grazziontin (PCdoB). O ex-senador Artur Neto (PSDB) é esperado no dia 30 de agosto.
ConversãoConversão EmoticonEmoticon