Revitalização do Centro é debatida entre empresários e prefeiturável de Manaus


Serafim Corrêa e Marcelo Ramos falaram, em reunião com a CDL Manaus, sobre a revitalização e mobilidade urbana da capital.

 Juçara Menezes - jornalismo@portalamazonia.com

MANAUS – A revitalização do Centro histórico da capital amazonense foi o tema mais debatido entre os empresários associados da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL-Manaus) e o candidato à prefeitura, Serafim Corrêa (PSB). Nesta quinta-feira (16), o político e seu vice, Marcelo Ramos, explanaram sobre as propostas de transformar os imóveis abandonados na área central em galerias que, posteriormente, viriam a ser shoppings populares.
De acordo com o presidente da CDL-Manaus, Ralph Assayag, a realocação dos vendedores ambulantes é uma demanda antiga dos comerciantes. Sobre o assunto, Serafim defende a retirada dos camelôs para prédios específicos, transformando-os em microempresários.  “Há 200 imóveis fechados no Centro. Aos proprietários dos prédios, daremos isenção de tributos por 10 anos. Para induzir o camelô a se legalizar, também ofereceremos incentivos”, afirmou o candidato.
Mobilidade urbana
A mobilidade urbana também foi assunto durante a reunião. A chapa do PSB defendeu o aumento da velocidade média do transporte – dos atuais 12km/h para 24km, em quatro anos – e deste modo reduzir o tempo de espera e da viagem. “A integração temporal voltará, como inicialmente implantada por Serafim: a passagem do segundo ônibus será totalmente gratuita. Além disso, os estudantes voltarão a pagar a meia-passagem em dinheiro, para assim evitarmos as filas quilométricas vistas até hoje”, ressaltou Marcelo Ramos.
Serafim recebe proposta dos comerciantes de Manaus. Foto: Juçara Menezes/Portal Amazônia
Serafim recebe proposta dos comerciantes de Manaus. Foto: Juçara Menezes/Portal Amazônia
Os comerciários disseram preocupar-se também com as melhorias no Terminal da Matriz, no Centro de Manaus. Após meses de impasses sobre a reabertura do local para a circulação de coletivos, a quinta-feira (9) amanheceu com outros veículos na área: os micro-ônibus. Apesar da Comissão para Revitalização do Centro de Manaus reiterar, até o mês passado, o fechamento do local como inevitável e irreversível, o prefeito Amazonino Mendes decretou o retorno do funcionamento da região central.
A volta da circulação de veículos na área – entre a rua Tamandaré até a Avenida 7 de setembro (por acesso à Rua Floriano Peixoto) e parte da Avenida Eduardo Ribeiro – divide a opinião de quem utiliza o Terminal de ônibus. A permissionária Suyan Lima falou aoportalamazonia.com que prefere não pensar no possível perigo de desabamento no local. “A passagem dos coletivos está ótima porque ganhamos nosso sustento com a circulação das pessoas”, relembrou.
O encontro foi o terceiro de uma série de cinco que acontecerão entre os candidatos à prefeitura de Manaus e os associados da Câmara dos Dirigentes Lojistas da capital. Na última terça-feira (14),  o convidado foi o prefeiturável Henrique Oliveira (PR). Ele foi cobrado pelos empresários com ações sobre turismo e trânsito.
Na próxima semana, a candidata Vanessa Grazziotin (PCdoB) e o prefeiturável Artur Neto (PSDB) serão os convidados da CDL-Manaus.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário