[RESENHA] A Aprendiz, de Trudi Canavan

Sinopse:

Sozinha entre todos os aprendizes do Clã dos Magos, somente Sonea vem de uma classe menos privilegiada. No entanto, ela ganhou aliados poderosos, como Lorde Dannyl, recentemente promovido a Embaixador.

Ele terá, agora, de partir para a corte de Elyne, deixando Sonea à mercê dos boatos maliciosos e mentirosos que seus inimigos continuam espalhando... até o Lorde Supremo entrar em cena. Entretanto, o preço do apoio de Akkarin é alto porque, em troca, Sonea deve proteger seus mistérios mais sombrios.

Enquanto isso, a ordem que Dannyl está obedecendo, de buscar fatos sobre a longa pesquisa abandonada de Akkarin sobre o conhecimento mágico antigo, está levando-o a uma extraordinária jornada, chegando cada vez mais perto de um futuro surpreendente e perigoso.


Resenha: Por Juçara Menezes //

Segundo livro da Trilogia do Mago Negro, escrita pro Trudi Canavan, 'A Aprendiz' relata agora como as coisas acontecem dentro da escola de Magia, lembrando em muito os relatos norte-americanos sobre perseguições de um modo geral - bullyng, olhares fugidios e aquela incrível capacidade os 'superiores' têm de humilhar as pessoas mais pobres (de dinheiro, espírito ou fora do padrão convencional).

Se você, como eu, pegou a trilogia pela metade, não tem com que se preocupar. O segundo livro resume bem o primeiro, ao longo de todo o enredo. Logo no começo, é perceptível que Sonea, a personagem principal, detesta o lugar onde está: os Magos eram, em sua visão, terrivelmente ruins para o povo favelado, da qual ela pertencia, e não há lembranças boas de suas visitas à região que morava.

Contudo, ela é forçada a estar com eles, aprender com eles e, aos poucos, a levar porrada (física e emocional) dos próprios aprendizes. Ao invés de se rebelar e sair correndo, Sonea resolve estudar cada vez mais e seu empenho é tão surpreendente que torna-se protegida do Lorde Supremo, o mago   misterioso que comanda o Clã dos Magos, Akkarin.

Apesar de a aprendiz elevar-se em conhecimento, um grande mistério começa a vir não se sabe da onde, não se sabe qual, não se sabe contra quem, o que ou como e por quê. E é daí que os passos anteriores de Akkarin servem de referência para o próximo e derradeiro livro, onde no fim das contas, tudo se encaixa.


Três temas são abordados de forma extrema neste segundo livro: o fato de que qualquer pessoa tem dons, independente da classe social, o bullyng e o homossexualismo. Sim! A temática transcorre pelas páginas e, por incrível que pareça, é essencial para o entendimento dos mistérios de Akkarin e do problema sério que os Magos enfrentarão depois.

Por todo o livro, vemos lições de magia. Seja em um exercício no pátio, seja nos livros da vasta biblioteca - ou mesmo na hora de reagir a Regin, o maior entre os perseguidores de Sonea -, temos a exata noção de como fazer um encantamento.

A narrativa não é simplista, como agora está em voga, mas também não é suave. Em nenhum momento podemos dizer que, apesar de o gênero ser Fantasia, é também recomendado para crianças - ao contrário de Harry Potter. E, apesar de ser relativamente extenso, não demorei uma semana ara terminá-lo. A GENTE TEM QUE SABER O QUE VAI ACONTECER!

Em uma escala de 1 a 5:
4 para a escrita
5 pela criatividade
5 pela diversidade de tema

Corri para ler o último da trilogia e valeu muito a pena também!


A autora TRUDI CANAVAN

Trudi Canavan publicou sua primeira história em 1999 e recebeu um Aurealis Award na categoria de melhor conto fantástico. Sua série de estreia, A Trilogia do Mago Negro, a tornou sucesso internacional, e todos os três volumes da trilogia Age of Five foram best-sellers do Sunday Times. Trudi Canavan vive com seu companheiro em Melbourne, Austrália, e passa o tempo tricotando, pintando e escrevendo romances campeões de vendas.

Ficha Técnica:
Título: A Aprendiz
Autor: Trudi Canavan
Série: Trilogia do Mago Negro
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581630250
Ano: 2012
Páginas: 544
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário