Almanaque Anos 80



Por Cláudia Pereira // 

Almanaque Anos 80
Gênero: Biografias e Memórias
Autor: Mariana Claudino e Luiz André Alzer

Se você é assim como eu é apaixonado pelos anos 80, este livro é quase obrigatório. ALMANAQUE ANOS 80 retrata com muito bom humor uma década deliciosa.

Para muitos, foi cafona. Para outros foi essencial e deixou saudades....

O livro quase pode ser chamado de memórias. Afinal de contas, ele cataloga tudo aquilo que reinou naquela época. Desde o Balão Mágico, até o surgimento do rock nacional....o nascimento de bandas importantes como The Smiths. A música eletrônica e o New Order.....Pet Shop Boys. Os filmes bacanudos da geração Brat Pack. As sessões da tarde imperdíveis e frequentadores obrigatórios vide A Fantástica Fábrica de Chocolate, Admiradora Secreta. Os seriados noturnos: Magnum, Profissão Perigo, Casal 20...etc..etc...

Este clima revival é capturado pela detalhada seleção feita pelos jornalistas Mariana Claudino e Luiz André Alzer. O estudo é tão profundo que encontramos inseridos nele coisas que a nossa memória esqueceu. O livro é organizado pelos seguintes temas: Televisão, Revistas, Figurinha e Livros, Músia, Cinema , Esporte, Guloseimas, Diversão, Modismos.

Outra coisa bem interessante, foi encontrar até os garotos propagandas e jingles que faziam sucesso nos intervalos da tevê.

Este álbum de lembrança acaba se transformando num passatempo nostálgico e emocionante.

A seguir uma pequena lista das “curiosidades” que o livro apresenta:

-Perdidos na noite", que Fausto Silva estreou em 1984, iria se chamar "Barrados no baile". Mas na época Eduardo Dusek quis cobrar 10 milhões de cruzeiros pelos direitos do título e a produção não topou.

-Os três maiores vencedores do "Qual é a música?" foram Ronnie Von (25 vitórias), Silvio Brito (24) e Gretchen (23). Mas o cantor Nahim brigou na Justiça para ser reconhecido como o maior ganhador

-O time e os números na camisa da geração de prata do vôlei brasileiro: Bernardinho (1), Xandó (2), Badalhoca (3), Montanaro (4), Ruy (5), Renan (6), William (7), Amauri (8), Marcus Vinícius (9), Domingos Maracanã (10), Bernard (12) e Fernandão (14).

-As meninas usavam: tule no cabelo, bermuda jeans da Dimpus, mochila da Cantão 4 ou da Company e batom 24 horas, que não saía nem com sabão.

-Ozzy Osbourne não comeu nenhum morcego no Rock in Rio. Bem que jogaram uma galinha no palco, mas o cantor foi até a intrusa, pegou-a nas mãos e a entregou a um roadie, para frustração dos metaleiros .

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário