Valente (The brave one)



Por Cláudia Pereira // 

Depois de um tempo longe das telas, Jodie Foster retorna em mais um thriller. Se vc assistiu a “Plano de Voo” e “O Quarto do Pânico” perceberá uma semelhança incrível entre os três filmes .

Em “Valente” a atriz novamente opta por interpretar com os mesmos trejeitos faciais. Quem conhece o trabalho de Jodie Foster sabe que ela tem capacidade para muito mais, infelizmente, há algum tempo suas interpretações sofrem de marasmo criativo. Deve ser por causa dos papeis que escolhe, ultimamente tudo o que tem feito se resume a reinterpretar coisas já feitas à exaustão. Jodie não pode reclamar, não lhe falta trabalho. Os diretores sempre lhe procuram pra dar vida às mesmas mulheres angustiadas que são obrigadas a se revelarem diante da violência.

Então, a atriz pula, corre, fala palavrões, recita poemas, carrega armas, atira em ladrões, estupradores, salta de prédio, , chora e vence mais uma batalha.

Não adianta imaginar que será diferente, a fórmula deu tão certo que nem ela nem os produtores pretendem mudar as regras do jogo.


Fonte: Poltrona Cinemaníaca 


Visite o Blog Divã do Eu


"Valente" conta a história de Érika Bain , radialista que vive um romance apaixonado com David (Navee Andrews). O casal está prestes a se casar e pretendem realizar seus sonhos lado a lado. Durante um passeio noturno, são atacados por assaltantes. David não resiste e morre. Érika sobrevive ao coma e descobre ter perdido o amor da sua vida.



A radialista tenta retornar à sua rotina, mas infelizmente não consegue se livrar do desejo de vingança. Compra um revolver e resolve fazer uma limpeza na cidade de Nova York. A polícia procura descobrir a identidade do justiceiro solitário, mas não consegue decifrar as poucas pistas deixadas no meio do caminho. Pra piorar, o detetive responsável pelo caso acaba criando uma amizade com Érika . Nem por um momento, passa por sua cabeça ser ela a assassina misteriosa.

Como vcs podem ver, o roteiro acaba esbarrando em velhos clichês do gênero. Neil Jordan fracassa ao levar para as telas a trajetória da solidão na cidade grande. O filme poderia se tornar bastante profundo se tivesse como fio condutor a difícil arte de sobreviver na selva de pedra. Foi mais fácil colocar a heroína como uma mulher recalcada que simplesmente parece desconhecer o rumo a tomar.

Jodie se esforça para nos fazer crer que é real. Não funciona. Ela não convence, as caretas continuam as mesmas, e em alguma cenas ela parece cansada de correr contra o tempo.

“Valente” não apresenta soluções para o porte de armas, pelo contrário, ele faz crer que ter uma baretta no bolso lhe traz segurança e poder..

Mais triste do que Jodie Foster desperdiçando seu talento nessa apologia à violência, é ver o grande Neil Jordan fazendo um filme pra arrecadar milhões. Ele deve ter ficado satisfeito, “The Brave One” arrasou nas bilheterias. Não podemos dizer o mesmo quanto ao conteúdo cinematográfico, “Valente” perde-se na violência gratuita e torna-se apenas entretenimento razoável e facilmente esquecível .





Ficha Técnica:

Título Original: The Brave One
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 119 minutos
Ano de Lançamento (EUA / Austrália): 2007
Direção: Neil Jordan
Fotografia: Philippe Rousselot
Efeitos Especiais: Brainstorm Digital


Elenco:
Jodie Foster (Erica Bain)
Terrence Howard (Mercer)
Naveen Andrews (David)
Mary Steenburgen (Carol)
Nicky Katt (Detetive Vitale)
Jane Adams (Nicole)
Zoe Kravitz (Chloe)
Larry Fessenden (Sandy)
Brian Delate (Detetive O'Connor)
An Nguyen (Ida Combs)
James Biberi (Detetive Pitney)
Dana Eskelson

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário