Apoio Geoníno é sem transparência, mesmo!


Imagem: Reprodução

Por Juçara Menezes // 

A família e amigos do preso petista José Genoino colocou no ar um site onde explica como realizar doações em dinheiro para o pagamento da multa do político, em decorrência de sua condenação no esquema do mensalão, para o Supremo Tribunal Federal (STF). O valor passou de R$ 486 mil para R$ 667,5 mil, atualizado pela Vara de Execuções Penais do Distrito Federal. As informações são da Folha On line.

Pois, pois, o site Apoio Geonino tem um texto falando da trajetória do Zé, uma caricatura/desenho dele com a mão levantada (o que me lembra os idiotas nazistas) e a imagem de uma cortina com aves, com os dizeres de Carlos Drummond de Andrade "Eles passarão. Eu passarinho": ainda estou na dúvida se eles quiseram dizer que o político é peixe pequeno, quiseram fazer uma homenagem (porcamente) ao autor brasileiro ou se acham mesmo que Genoíno não passará muito tempo na cadeia (a pena é de 6 anos e 11 meses).

O segundo detalhe é que não encontrei, em LUGAR ALGUM,  algo sobre transparência: quem doou o dinheiro e de onde veio (se pessoa física ou jurídica), quem fez o site e de onde veio a grana gasta para o espaço, que parece mais um blog (o Pulga é mais bem elaborado que aquilo ali).



O site tem apenas três links: Início (dããã), Para Contribuir, e Arrecadação. Como toda jornalista curiosa, fui verificar como se dá a tal doação e descobri que há quatro etapas, bem instruídas, de como mandar dinheiro pro Zé.

'Faça um depósito identificado com CPF para a seguinte poupança' e lá tem o número de uma conta da Caixa Econômica Federal, o maior banco ESTATAL do País.

Depois de 'ajudar' o pobrezinho, você, que é tão boa gente, ainda tem que enviar um e-mail com seu nome completo, RG, CPF e uma cópia do comprovante de depósito!

E como você acredita na causa, Zé também 'ajuda' você! Declare sua doação ao Imposto de Renda, olhaí! Faça o bem sem olhar a quem e... é, a recíproca nem sempre é verdadeira.

Enfim, após enviar as informações, e os amigos do pobrezinho confirmarem o depósito, o doador vai receber uma senha para acompanhar o montante arrecadado, tanto do dia quanto no total.

E ponto. Sem transparência, sem dizer até quando vai a campanha, sem comprovação que vai ser usado para pagar a multa mesmo ou se só estão levando mais dinheiro de idiotas.

É triste pensar que, já comprovado o delito, os amigos do meliante ainda batam em nossas cabeças a farsa de que o Zé é pobrezinho, que nunca roubou na vida, que não tem dinheiro para pagar uma multa e que, ainda por cima, o 'grande' partido que é filiado não possa 'doar' um montante tão pequeno para tão 'nobre causa'. E olha que estamos falando da sigla que 'governa' o Brasil, o maior País da América Latina.

Ninguém merece ser brasileiro em uma hora dessas... 
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário