Nos tornarmos realmente livres



Os kabalistas nos dizem que há um motivo e um significado mais profundo por trás de tudo que lemos na Bíblia. Por exemplo, o primeiro dos Dez Mandamentos entregues a Moisés no Monte Sinai começa dizendo: "Sou o Senhor teu Deus, que te libertou da casa da escravidão, da terra do Egito."

De acordo com os kabalistas, há muitos segredos que emergem desta única afirmação. Aprendemos, por exemplo, que cada um de nós é escravo de alguma coisa e que a verdadeira liberdade só está disponível para nós por meio da Luz do Criador.

Mas, como é que somos escravos? Alguns são escravos de seu trabalho. Alguns são escravos do poder. Alguns são escravos de pensamentos constantes como: " Onde estarei? Como serei lembrado? Como vou me estabelecer neste mundo?"

"Sair da casa da escravidão" significa muitas coisas. Primeiro, significa que, com nossas ferramentas espirituais e a consciência adequada, podemos aprender a nos libertarmos da escravidão da nossa natureza reativa.

Por exemplo, suponha que o banco decida que vai tomar sua casa. Ser livre significa que dizemos a nós mesmos: "Sabe de uma coisa? Para mim, neste momento, isso é o que eu preciso que aconteça para mim." Ou, suponha que um amigo não queira mais estar perto de nós. Ser livre significa que paramos e perguntamos a nós mesmos, o que há dentro de nós que precisamos mudar, em vez de imediatamente saltarmos para nosso padrão costumeiro de culpar alguém, ficar triste ou seja o que for.

"Sair da casa da escravidão" tem outro significado: que nada e ninguém fora de nós mesmos pode nos manter escravizados. Podemos estar na prisão, na cama com uma doença, ou rodeados por qualquer tipo de escuridão que possa pairar sobre nós, mas mesmo assim sabemos que a escuridão nunca poderá assoberbar nossa alma.

Se pudermos levar a nós mesmos a esse estado mental, conseguiremos ser totalmente livres.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário