Como Esquecer, by Malu de Martino

Por Cláudia Pereira // 

“Como Esquecer” não foi feito pra quem preze a superficialidade. O filme toca no calcanhar de Aquiles de grande parte das pessoas: a perda de um grande amor. Enquanto muitas produções por aí nos ensinam a superar as separações pulando em outra cama, “Como Esquecer” faz o inverso, apresenta uma personagem que vai ao fundo de si mesma para resgatar do que restou de uma história romântica.

Júlia (Ana Paula Arósio) é uma professora universitária que tenta sobreviver ao término de um relacionamento homossexual. O fato de Júlia ser lésbica é apenas um detalhe a mais nesse filme cheio de nuances poéticas. Que diferença faz a condição sexual de uma pessoa quando se sofre o fim de um casamento ou namoro?

Júlia derrama toda a amargura da solidão com uma rebeldia quase física. Chora, pensa em se matar, planeja fugas, foge de qualquer contato mais íntimo. A tragédia anunciada não chega a se materializar porque felizmente Júlia tem amigos como Hugo (Murilo Rosa) recentemente viúvo e Lisa (Nathalia Lage).

A amizade se torna essencial na busca pela sobrevivência. Hugo supera a morte do companheiro com bom humor e otimismo. Lisa sofre ao ser abandonada pelo namorado ao se declarar grávida . Júlia, busca respostas usando poemas, trechos poéticos e dissertando durante boa parte do tempo sobre o abandono.

O roteiro inteligente é baseado no livro de Myriam Campelo, “Como Esquecer: Anotações Quase Inglesas”. Por diversos momentos, a película quase se perde na troca excessiva entre cinema e literatura, mas o talento dos seus atores não permite que nos sintamos incomodados com o pequeno deslize.

Ana Paula Arósio confere ao seu personagem um sofrimento quase palpável. Depois de anos fazendo televisão, Arósio surge completamente introspectiva, descabelada, com olhos profundamente tristes e com a voz repleta de dor na narração em off.

Murilo Rosa vem logo adiante para provar o quanto do seu talento estava oculto em produções populares. Hugo é o vento suave no iceberg emocional que transborda nesse filme intensamente doloroso.

O final da trajetória de Julia tem como trilha a música de K.D Lang. Nada de lições de auto estima ou novas paixões. “Como Esquecer” segue o caminho oposto das soluções fáceis do mercado cinematográfico. Não existe redenção ou descobertas sexuais, Júlia apenas resolve seguir adiante buscando algo que não parece ter volta: a felicidade.

E é nesse ponto que o filme alcança o patamar de uma das melhores produções de 2010.

Belíssimo em toda sua reflexão amorosa, “Como Esquecer” termina deixando a quem assistiu...muito pensativo e um pouco temeroso de todas as verdades que ocultamos de nós mesmos.



Ficha Técnica:
Título original: (Como Esquecer)
Lançamento: 2010 (Brasil)
Direção: Malu de Martino
Atores: Ana Paula Arosio, Murilo Rosa, Natália Lage, Bianca Comparato.
Duração: 100 min
Gênero: Drama


Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário