Filme 'Desconhecido', by Jaume Collet-Serra


Por Cláudia Pereira // 

“Desconhecido” é mais uma dessas megas produções que apostam na correria e efeitos especiais. Perseguições, tiroteios, fugas mirabolantes, todo o tipo de exageros fazem parte do ingrediente desse filme bem produzido.

Todo mundo sabe o quanto os americanos se aperfeiçoaram na máquina de fabricar sucessos comerciais. A julgar pela boa bilheteria alcançada, valeu a pena.

Mas se o filme chama atenção na forma ágil com que é filmado, não se pode dizer o mesmo do roteiro tosco.

O Dr. Martin Harris (Liam Neeson) chega a Berlim para participar de um seminário com a esposa. Depois de esquecer a mala no aeroporto, Martin pega um táxi e tenta recuperar os seus pertences. Para o azar dele, o táxi capota e o médico é jogado dentro de um rio. Ele escapa quase ileso e acorda uma semana depois num quarto de hospital.

Sem maiores explicações, o acidente desencadeia uma série de desastres na vida do então pacato médico. Aparentemente, Martin é um fantasma sem passado. Até mesmo sua amada esposa jura nunca o ter visto na vida. Depois de se conformar com a nova realidade, ele se vê envolvido numa teia de intrigas políticas e na busca de verdadeira identidade.



Apesar do diretor tentar a todo custo dar sustos na platéia, lá pela metade de exibição já temos a intuição de que a história irá ter um final nada plausível. Estranhamente, a produção insiste em fazer o espectador de tolo. Acreditem, você já deve ter visto dezenas de filmes bem parecidos com “Desconhecido”.

A única diferença é que nenhum outro contava com o enorme talento de Liam Neeson. Ainda não entendi o que levou o brilhante ator a se dedicar a filmes de pancadaria. Liam sempre teve em seu currículo filmes intrigantes e coesos .

“Desconhecido” não é nenhuma obra prima, mas vai agradar aos fãs da violência gratuita. Mas, se você quiser algo mais original, prefira o velho e bom Ultimato Bourne, afinal de contas, “Desconhecido” chupa quase tudo do sucesso de Doug Liman.

Repleto de clichês e sem nenhuma originalidade, o filme do espanhol Jaume Collet-Serra é apenas mais uma cópia bem vagabunda de tudo que já foi feito.

Esqueça e vá ler um livro.

Fonte: Poltrona Cinemaníaca

Visite também o Blog Divã do Eu


Ficha Técnica
Título original : Unknown
Gênero: Suspense
Duração: 103 min
Ano de lançamento: 2011
Distribuidora: Warner Bros.
Direção: Jaume Collet-Serra
Roteiro: Oliver Butcher e Stephen Cornwell
Baseado no livro de Didier Van Cauwelaert
Produção: Joel Silver, Andrew Rona e Leonard Goldberg
Música: John Ottman e Alexander Rudd
Fotografia: Flavio Martínez Labiano

Elenco
Liam Neeson (Dr. Martin Harris)
January Jones (Elizabeth Harris)
Diane Kruger (Gina)
Aidan Quinn (Martin B.)
Frank Langella (Rodney Cole)
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário